sexta-feira, 1 de outubro de 2010

º "Os Três Músicos" de Pablo Picasso

     "Os Três Músicos"
     
     Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso. Com esse nome, só podia dar no que deu: viveu 92 anos muito bem vividos, amou lindas mulheres, e transformou para sempre o mundo das Artes. Picasso é uma das mais conhecidas figuras do século XX e seu nome transformou-se em sinônimo da arte moderna. Criou milhares de trabalhos: quadros, cerâmicas, esculturas, gravuras, desenhos, objetos de arte. Estudou muito os clássicos e podia pintar como eles, para poder chegar ao ideal, segundo ele: pintar como criança, pintar pelo simples prazer de se expressar, sem se preocupar com o que iriam pensar...
     Nascido em Málaga em 25 de outubro de 1881, o magistral artista espanhol faleceu em Mougins, no sul da França, em 8 de abril de 1973. Com Braque, é o principal criador do Cubismo. Recuso-me a falar de Picasso assim, en passant. Ele merece uma semana mais comprida que seu lindo nome.
     Os personagens da Commedia del’Arte, Pierrô, Arlequim e Colombina, inspiraram vários artistas e Picasso não se livrou do fascínio. A obra que hoje mostramos foi batizada pelo autor de “Os Três Músicos”. Picasso criou duas composições com o mesmo título e o mesmo tema. Ambas são colagens e óleo sobre tela. São do mesmo ano, 1921. Nas duas vemos Arlequim, Pierrô e um monge, que quase todos os contemporâneos acreditavam ser representações de três grandes amigos: o próprio pintor, Picasso, e os poetas Guillaume Appollinaire e Max Jacob. Appollinaire morreu vítima da Gripe Espanhola que assolou o mundo em 1918; Max Jacob, em 1921, entrou para um monastério.
     O exemplar aqui mostrado está no Museu de Arte Moderna de Nova York. O outro está no Museu de Arte da Philadelphia.
Acervo Museu de Arte Moderna, NY – MOMA
Fontes: www.moma.org/

º Silhueta

SILHUETA
Definição de silhueta: desenho de perfil; o perfil desenhado, especialmente segundo a sombra. No desenho a silhueta é a representação de qualquer imagem com traços simples. Geralmente a silhueta tem cor preta, dando destaque para as principais características da imagem. É importante lembrar que o desenho da silhueta deve mostrar claramente o objeto ou a pessoa desenhada simplesmente através do contorno ou perfil.